Modalidade de candidatura:
A formação na área da Gestão de Risco em saúde: A Segurança do Cliente (GR) é, exclusivamente, dirigida às entidades que pretendam candidatar-se à Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos de Pratica Clínica (IFCPC), com pré-candidatura submetida.
Desta forma, as entidades que pretendam candidatar-se à Acreditação da FCPC devem, se possível, reunir um grupo de 20 a 30 enfermeiros nomeados Dinamizadores, com cédula profissional válida para o ano em curso, e proceder à submissão de uma candidatura à IFCPC.
De realçar que a entidade para concluir o processo de pré-candidatura/candidatura à Acreditação da FCPC deve, obrigatoriamente, nomear Dinamizadores nas três áreas, ou seja, nas áreas dos Padrões de Qualidade em Enfermagem (PQCE)/ Padrões de Qualidade em Enfermagem Especializados (PQCEE); dos Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE) e Gestão de Risco em saúde: A Segurança do Cliente (GR).
Submissão de candidaturas:
Poderá submeter à Ordem dos Enfermeiros uma pré-candidatura ao processo de acreditação da IFCPC, através do seguinte Link: https://www.ordemenfermeiros.pt/a-ordem/estrutura-de-idoneidades/candidaturas/ ou poderá realizá-la através do Balcão Único em https://balcaounico.ordemenfermeiros.pt/IF/HOME/IF.
Caso necessite de ajuda técnica para a instrução do processo de candidatura da IFCPC, deverá contactar os serviços da Ordem dos Enfermeiros, através do endereço secretariado.ei@ordemenfermeiros.pt ou 210 138 444.
Constituição das turmas:
A entidade - após submissão de pré-candidatura/candidatura à Acreditação da IFCPC - para constituir turmas para as formações em PQCE/E, SIE e GR deve enviar um e-mail para formacao.profissional@ordemenfermeiros.pt com a nomeação dos Dinamizadores nas três áreas, preenchendo para o efeito os seguintes documentos:
Após as pré-candidaturas submetidas, todos os Dinamizadores serão validados como formandos nos campos indicados nos formulários de construção de candidatura à IFCPC nas respectivas áreas de formação.
Conteúdos a abordar:
- Módulo 1 – Introdução à segurança do cliente;
- Módulo 2 – Literacia em saúde e capacitação do cliente para a sua segurança
- Módulo 3 - Gestão do Risco em Saúde
Destinatários:
- Enfermeiros, preferencialmente especialistas, nomeados pelos serviços como Dinamizadores pela Gestão de Risco.
Forma de organização de formação:
Requisitos
- Possuir cédula profissional válida para o ano em curso;
- Ser Enfermeiro nomeado como dinamizador da Gestão do Risco pela instituição.
Duração:
Atribuição de créditos:
- 2,1 Créditos de Desenvolvimento Profissional (2,1 CDP) para efeitos de certificação de competências.